Não, MP3 não é grátis.


Todo usuário que instala o Mandriva pela primeira vez, encontra um problema bem chato. Apesar de ser algo fácil de ser resolvido e de existir alguns tutoriais e fóruns pelo Google a fora, isso se torna chato, fazendo você desinstalar o dritro. (isso para pessoas ignorantes)

O Mandriva, como todo sistema livre, tem um politica, pois nem tudo que parece é. Espera aí, vou te explicar. Apesar do Mandriva, Ubuntu e outras mais distribuições Linux serem totalmente gratuitas, não quer dizer que tudo que você está acostumado também é. E um bom exemplo para isso é o MP3, nome muito conhecido no Mac e no Windows, pois os dois estão prontos para reproduzir esse tipo de arquivo. Mas o que você ainda não sabe é que o MP3 que vem prontinho para tocar com seu sistema operacional, não é gratuito, é pago. Mas ai que ta, você paga, mas só descobre quando resolve usar uma distribuição Linux. E isso, vai te deixar de cabelo em pé e de nervos a flor da pele, ainda mais se você não for, digamos, um usuário avançado.

Apesar de ainda ter essas limitações “bobas”, acaba virando mais um estímulo para aprender e aperfeiçoar nossos conhecimentos. E apesar de não ser um expert em Linux, ou em outro sistema que não seja o Windows, foi desse maneira que aprendi tudo que sei hoje. (que não é muita coisa)

No Ubuntu, você pode baixar esse plugin gratuitamente na “Central de programas do Ubuntu”.
Agora, no Mandriva o buraco é mais em baixa. Apesar de existir formas de instalar plugins, simplesmente não funciona, pois você tem que pagar por eles. Estranho, não?

Além disso, no menu instalar e remover programas que é onde se baixar e instala programas no Mandriva, simplesmente não funciona. Você também é impossibilitado de instalar programas RMVB, que são por padrão, como o Deb do Ubuntu, o pacote para se instalar programas no Mandriva.
Isso tudo acontece porque a política da Mandriva é diferente. Mas o pior é que os usuários recém-chegados não querem saber, querem um sistema preparado, sem complicação. (É por isso que gosto do Mandriva).

Apesar de ter falado um pouco, digamos, mal do Mandriva, é hora de colocar meu pouco conhecimento e experiência de quatro dias no sistema em prática.
Para que todos esses “bugs e defeitos” sejam corrigidos, é necessário fazer algumas “coisitas”.
Não é a coisa mais simples do mundo, mas qualquer usuário que entendo um pouco de Linux deve conseguir.

A qualquer momento você pode clicar aqui para ler o tutorial mais detalhado feito pelo Guia do Hardware. Boa sorte.