Abrindo ExFat no Ubuntu e derivados (Sem Terminal)

exFat é TOP!
Ta aí uma coisa muito complicada quando acontece. Recentemente migrei para Mac, mas com o Linux no Notbook, claro, e foi esse meu pequeno probleminha, digamos assim. É que acabei pegando a mania de formatar todos os meus dispositivos, de HD externo até pendrive, todos  em formato exFat que é uma formato bem mais rápido e reconhecido no Windows e Mac, que até então não tinha tentado usar no Linux, que só na hora da pressa deu problema pra mim. Mas nada de mais, a dica é tão simples, mas tão simples, que você nem vai precisar suar a camisa.

O exFat É muito mais rápido que o Fat do Windows que não suporta arquivos maiores que 4GB, que já é o caso do exfat que peca por não ser reconhecido em todos os sistemas, mas é só um pequeno detalhe que pode ser resolvido facilmente.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse tipo de formato, que tal formatar seu pendrive para exFat e esquecer o formato Fat do Windows que é uma tecnologia obsoleta. Vamos lá, você vai gostar!

Sem mais, vamos colocar a mão na massa então;

Primeiro abra o Synaptics e em seguida digite o seguinte em pesquisar: exfat
Nesse passo você vai instalar o exfat-utils e o exfat-fuse, para resolver o problema de uma vez por todas. Clique em aplicar e pronto, depois é só voltar ao seu dispositivo que tudo vai estar funcionando como esperado.

Qualquer erro ou dúvida deixa aí nos comentários.