Problema ao excluir arquivo em um pendrive no Ubuntu.


Eu reparei uma coisa bastante desconfortável no Ubuntu quando fui selecionar algumas musicas, pois não consegui apagar nada do pendrive, muito menos copiar algo para lá. Como ele anda sempre cheio, tentei excluir algumas músicas, vídeos, mas nada, não abria espaço algum. Estranho, pois nunca tinha visto algo parecido.

O Ubuntu tem uma coisa chata, você não pode formatar o pendrive, pois por padrão o sistema não vem com essa regalia, pelo menos até onde sei. Procurei em fóruns, mas não achei a solução, os arquivos estão apagados, mas não estão. É difícil para entender mesmo, te entendo.
Então saquei que quando apago uma pasta ou arquivo no pendrive ele continua lá, oculto ocupando espaço em meu dispositivo USB. A coisa mais simples para se fazer nesse caso é apagar qualquer coisa usando as teclas Shift + Delete, assim os arquivos são apagados instantaneamente, sem dor de cabeça e liberando o tão sonhado espaço.

Essa tal pasta que o sistema cria em seu pendrive colocando os arquivos deletados nela se chama .Trash-1000, uma pasta oculta, que pode ser facilmente apagada.

Para ver essa pasta basta ir em ver e selecionar “Mostrar arquivos ocultos”, assim você pode navegar por ela, recuperar o que você excluiu por engano ou deletar essa peste de uma vez por todas. É o que queremos, certo?

Antes de mais nada, você pode formatar o pendrive usando o Gparted, uma ótima ferramenta para particionamento. Para baixar clique aqui.