“PC suite da Nokia no Ubuntu.”

Sim, com o Nokuntu isso é possível! Você pode conectar seu celular e fazer a maioria das coisas que o Nokia suite do Window$ faz. Como é um ferramenta não oficial, ou seja, não criada pela Nokia, não tem todos os recursos que a Nokia oferece, mas da para quebrar um galho, já que esse programinha faz uma falta, ainda mais na hora de fazer backup, ou até mesmo restaurar. Veja o screen:
Algumas opções ativas.
No meu caso, o Nokuntu não funcionou como eu esperava, só algumas opções estavam disponíveis no meu aparelho. Como eu tive problemas com a versão nova do programa, resolvi usar o versão que é um pouquinho mais antiga, mas que funcionou corretamente, ou quase, no meu sistema. Um detalhe bem importante é que consegui acessar meus arquivos do aparelho, não do cartão através do programa. Você tem dois tipos de navegador para acessar seu aparelho, o Nautilus do Ubuntu e o obextool que da um erro escroto como no screen abaixo:
Lembrando que isso pode não acontecer com você, então, eu recomendo você testar, não custa nada.
Eu não tive tanta sorte assim, não sei se é o aparelho ou a incompatibilidade com meu sistema x64. Lembrando que tem outras opções, não existe só o Nokuntu, tem o Nokinux, que parece ser muito bom também. Eu ainda não testei, mas é uma boa você testar.

Para baixar o Nukuntu e o Nokilux segue os links aqui(Nokuntu) e aqui(Nokinux).