Configurando Impressora HP no Ubuntu.

Todos sabemos que quase nenhuma fabricante de impressora coloca os drivers no CD de instalação que vem com o manual, certo? E é por isso que ocorre problemas como esse, que estou enfrentando agora.

Como o Linux é um sistema completo fica tudo meio que plug and play, funciona corretamente e quase que perfeito. E hoje, quando liguei  e tentei imprimir um documento, para ser mais específico um currículo, simplesmente ficou piscando, como se estivesse ocioso. Foi aí que encontrai um site, do próprio fabricante, HP, com diversas opções para baixar esses drivers para Linux que, no meu caso é o Ubuntu.

A solução do problema é bem simples, basta baixar um executável aqui, para Ubuntu, claro. O arquivo só tem 20 MB, coisa boba. Vamos ao tutorial:

Primeiro vamos mudar as permissões e fazer o arquivo hplip-3.11.10.run virar um executável. Para isso você precisa clicar com o botão direito sobre ele, propriedades, navegar até a aba permissões e marcar a caixinha "Executar: Permitir execução do arquivo como um programa".
Simples, não é? Pois bem, agora abra o arquivo normalmente e clique em executar.


Você tem que prestar bem atenção, não adianta.

Aqui na primeira questão ele pergunta como deseja fazer a instalação, caso seja um usuário avançado, você pode apertar "C" para custom. No meu caso eu digitei "A" que significa automático.
Logo em seguida digite "Y" para yes, caso sua versão do Ubuntu seja a informada acima.

Digite a senha do administrador e espere o aplicativo fazer as configurações. Pode demorar um pouco, tenha calma, deixe o aplicativo trabalhar.

Depois desse processo a impressora vai ficar prontinha para ser usada. Recomendo reiniciar o PC, caso não abra o aplicativo.
Lembrando que só usei isso em impressoras Deskjet.