Nero, é uma boa no Linux?

A resposta para essa pergunta é não! Pelo menos para mim, claro.
O Nero sempre me acarretou problemas quando usava Window$, foi quando passei para o Ashampoo Burning Studio e logo em seguida para o BurnAware, que é uma ótima opção livre. Não que eu esteja desprezando o Nero, é uma ótima ferramenta para leigos e para quem tem grana no bolso, o que não é o meu caso.

Quando usava o Nero, sempre perdia CDs e isso me deixava puto, pois um CD aqui em minha cidade custa R$1,50, um absurdo.

Aqui no Ubuntu e em outras distribuições Linux temos várias opções que podem sim substituir o velho e famoso Nero Express, adorado por usuários Window$.
Um bom exemplo disso é o Brasero, uma ferramenta bem leve e fácil para linux.
Como o Brasero é bem leve, a possibilidade de perder uma mídia virgem é bem menor que no Nero, o tornando bem superior.

Você também tem outras opções como o Xfcburn, K3B que é o meu predileto, livre, gratuito e leve. Já viu tanta palavra boa em uma frase só? Pois é.

Encontre o K3B aqui, Xfcburn e Brasero.  Você também pode baixar esses programas na "Central de Programas do Ubuntu"
Detalhe adicional: "O Nero é para os fracos".