Corrigindo o erro "executable bit" no Wine.

Recentemente encontrei uma falha muito chata no wine, que não me deixava instalar nem um, mais nem um aplicativo exe, que é um problema, pois alguns aplicativos pra mim, são essenciais. O titulo dos posts por exemplo, foi criado por um programa chamado AAA Logo.

E foi no embalo, tentando resolver esse pequeno probleminha que encontrei o Q4wine, que resolveu de uma vez por todas os meus problemas. Além de ser fácil e totalmente em português, ele não dá aquelas falhadas de não instalar qualquer aplicativo mesmo sendo compatível.

Quando instalamos o wine, seja a versão estável ou beta, aparece a seguinte mensagem de erro:
Clique para ampliar
No inicio achei que era apenas um plug-in faltando, coisa boba. Mas depois de várias pesquisas, tentativas frustradas, resolvi não mexer, nem mesmo desinstalar o Wine. Algumas pessoas até dizem que o Wine não é compatível com o Ubuntu 10.4.
Em alguns fóruns, vi vários  usuários reclamando dessa falha, mas ninguém conseguiu resolver. Bom, pelo menos eu não consegui.

O programa que usei para fazer esse pequeno tutorial foi o F.lux, que também esta disponível para Linx, aqui, nesse site. O f.lux, ele abaixa os tons brancos do monitor. Acho que é para não cansar as vistas, não tenho certeza.

Bom, vamos voltar ao Q4wine, que pode ser encontrado na “Central de programas do Ubuntu”, para isso, basta digitar o nome na caixa de pesquisa. Lembrando que esse mesmo erro do Wine também aconteceu com o Ubuntu 10.4. Estou usando o 10.10 nesse momento, então, não sei se ele também esta disponível para essa versão. Mas se por acaso não estiver, você pode usar o terminal digitando os seguintes comandos:
1º. Adicione o PPA
$: sudo add-apt-repository ppa:tehnick/tehnick
$: sudo apt-get update
2º. Instalando o Q4Wine
$: sudo apt-get install q4wine
Depois de instalar, você pode abrir normalmente clicando com o botão direto do mouse em “Abri com Q4Wine”


Se quiser, pode visitar a página de Download aqui, ou se preferir, entrar direto nessa página.
Lembrando que só funciona no Ubuntu 10.4 e 10.10.

Você também pode colocar o Q4Wine para executar como padrão, ficado no topo.







Agora é só apertar OK e instalar normalmente.
Não tem complicação alguma, ele é totalmente compatível com os programas exe, e todos eles ficarão em Aplicativos>Wine>Programas.
F.lux sendo executado pelo Q4Wine
Para que ele funcione corretamente é preciso ter o Wine instalado, mesmo não funcionando.
Espero que isso ajude. Boa sorte.


Atualizado: O bug que citei no inicio do post não é nada mais nada menos que uma medida de segurança contra malwares. E para executar seus arquivos .exe no wine, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o programa que deseja instalar: Propriedades>Permissões , e marque a caixa Executa "Permitir execução do arquivo como um programa". Agora o programa pode ser instalado normalmente.