Particionando o Ubuntu antes de instalar.

Bom, como perco arquivos por sempre modificar meu sistema, instalando programas e testando novos comandos, decidi tentar uma coisa que até então não tinha tentado antes, que foi particionar meu Ubuntu. Geralmente eu coloco todo o sistema em uma só partição, a home também, onde fica todos os arquivos pessoais. E não difícil viu. Para fazer isso é bem simples, vou explicar detalhe por detalhe nesse post, não é nenhum bicho de sete cabeças, digamos assim.

O primeiro passo é usar uma distribuição mais recente possível do Ubuntu, eu tenho uma LTS do 10.04, a ultima quando a Canonical ainda enviava CDs para os usuários. Você pode baixar aqui, na Ubuntu.com a mais recente.

Ao colocar o CD, configure o idioma e todo o resto, só pare na tela Tipos de instalação, uma coisa assim. Lá você vai selecionar a "Opção avançada", como mostra a imagem aí em baixo.
Depois disso é preciso apagar todas as partições. No meu caso, coloquei 150GB para o sistema, onde fica o Ubuntu e todos os programas instalados, na outras coloquei 349GB para os arquivos pessoais deixando 1GB para a partição Swap.

Devemos alterar as partições formatando elas em ext4, a de 150GB como primaria e a de 349GB como secundária.
O ponto de montagem deve ser / para o sistema e /home para os arquivos pessoais.
Não faça como eu, não esqueça de marcar a caixa "Formatar a partição".
Com isso você terá um ponto de montagem que é o do sistema, a outra partição vai ficar por conta das musicas, fotos e documentos como na imagem abaixo: