Agora chamado de Apache OpenOffice, ele surgiu na versão 4.0 do programa, que veio com recursos bem legais e a meu ver, bem mais legais que o Libre, pois até deixei essa gracinha instalada.
Para instalar não é tão fácil mais também não é difícil, mas exige um pouco de conhecimento e paciência, nada que um ser humano comum não consiga fazer. Você vai desfrutar de uma suíte de documentos completa, leve e com novos recursos, tipo o painel na lateral que facilita muito a minha vida. Lembrando que você vai ter que abandonar seu LibreOffice que vem instalado por padrão em sistemas como; Ubuntu e Linux Mint. Sem mais, vamos aos códigos mágicos de instalação:
Desinstalando o LibreOffice;
sudo apt-get remove --purge libreoffice*
E o OpenOffice, pois o Libre é baseado nele;
sudo apt-get remove --purge openoffice*
Agora vamos atualizar o repositorio e verificar se foi tudo removido;
sudo apt-get update
sudo apt-get autoremove
Depois desse processo precisamos baixar direto do site o suíte para começar a instalação clicando nesse link que é exatamente o que você precisa para instalar no Ubuntu ou em qualquer outro derivado dele. Caso necessário, você pode escolher manualmente nesse link aqui, lá embaixo da página.
Depois de baixar todo o arquivo você vai criar uma pasta chamada Transferências dentro da sua pasta pessoal dessa forma:
![]() |
Gerenciador de arquivos Thunar. |
cd ~/Transferências/pt-BR/DEBS
sudo dpkg -i *.deb
cd ~/Transferências/pt-BR/DEBS/desktop-integration
Agora digite novamente;
sudo dpkg -i *.deb
Pronto, seu OpenOffice 4.0 esta instalado e prontinho para ser usado.
Qualquer erro pode falar que agente resolve.