Instalando o Microsoft Office 2010 no Ubuntu e derivados

Ta aí uma coisa realmente boa que faz falta, pelo menos para mim, é o Office da Microsoft que nunca disponibilizou essa ferramenta para o Linux. Eu até me viro muito bem com o LibreOffice, pois até estou escrevendo esse post nele, mas sempre senti falta do meu querido Office 2010. E se você assim como eu quer ter esse editor de texto e planilha em seu Linux, não é preciso muito esforço, pois até quem acha que o Office já vem instalado no sistema sabe fazer.
Roda muito bem.

Para isso você vai precisar de alguns programas básico e de uma internet um tanto quanto boa, pois você vai precisar baixar algumas instalações e alguns plugins para rodar o Office corretamente. Vamos colocar a mão na massa e instalar o Wine e o PlayOnLinux.

Bom, você pode baixá-los na Central de programas do Ubuntu ou digitar os seguintes comandos abaixo:

Instalação do Wine:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine1.5


Ou sudo apt-get install wine1.6 para instalar uma versão mais nova, que não testei.

Instalando agora o PlayOnlinux:

sudo apt-get install playonlinux

Pronto, depois de tudo baixado você só vai precisar de um CD de instalação do Office 2010 para instalar.

Abra o PlayOnlinux e clique em instalar, logo na parte de pesquisa vamos procurar por Office e selecionar o Microsoft Office 2010, clicar em instalar e pronto. Depois basta avançar e escolher usar DVD-ROM(s) e selecionar a Rom montada e clicar em avançar.

Agora que tudo ocorreu como previsto basta abrir o Microsoft Word 2010 que vai estar na área de trabalho ou dentro do PlayOnlinux.